Atenção Básica

Ministério da Saúde distribui guia sobre Febre Amarela para profissionais de saúde

Guia Febre Amarela profissionais

A raiz do surto de Febre Amarela em 2017, o Ministério da Saúde elaborou uma cartilha com instruções sobre a doença para auxiliar profissionais e gestores que atuam em unidades básicas de saúde localizadas em regiões com surtos constatados. O documento contou com a colaboração de quatro pesquisadores do Instituto nacional de Infectologia INI/Fiocruz em sua redação: André Siqueira, José Cerbino Neto, Juliana Arruda de Matos e Marília Santini de Oliveira.

Curso desenvolvido no Brasil ajuda profissionais de saúde de outros países a enfrentar epidemia do vírus zika

Curso Zika

Um curso desenvolvido pelo Brasil e traduzido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) está ajudando profissionais de saúde de outros países a enfrentar a epidemia do vírus zika. Desde agosto deste ano, quando a versão em espanhol foi disponibilizada pela OPAS/OMS, mais de 8,3 mil profissionais de saúde foram aprovados. O índice de certificação ultrapassa 89%, porcentagem considerada muita satisfatória para cursos à distância na modalidade auto-instrucionais.

UNA-SUS/UFMA abre matrículas para cursos sobre Saúde Sexual e Reprodutiva

A partir dessa terça-feira (13), médicos atuantes da Atenção Básica podem se matricular nos cursos à distância sobre Saúde Sexual e Reprodutiva. A oferta é da Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS, e tem como objetivo capacitar médicos para o atendimento às mulheres, tanto na fase da gestação quanto no planejamento reprodutivo.

Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) inscreve até 24/10

Mestrado profissional em saúde da família

Serão 19 as instituições associadas que vão oferecer o Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/MPSF), uma proposta da Abrasco e Fiocruz, demandada e financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, sendo aprovada sua implantação, em rede nacional, pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em dezembro de 2015. Um importante passo do PROFSAÚDE foi dado hoje, com o lançamento do Edital.

Curso de autoaprendizagem em espanhol, aberto e gratuito, sobre a abordagem clínica do #zika na atenção básica em espanhol e em português.

Curso de auto-aprendizagem em espanhol, aberto e gratuito, sobre a abordagem clínica do #zika na atenção básica em espanhol e em português.

Temos um novo curso de auto-aprendizagem, aberto e gratuito, sobre a abordagem clínica do #zika na atenção básica.O curso é una iniciativa conjunta da Fiocruz Mato Grosso do Sul, UNASUS, Ministério da Saúde e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Inscreva-se em Atenção Básica