Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Uso da matemática na pesquisa em saúde mental

Descrição: 
Videoaula sobre o "Uso da matemática na pesquisa em saúde mental", por Evandro da Silva Freire Coutinho, pesquisador da Fiocruz na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2017 com o tema "A Matemática está em tudo” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz, os pesquisadores apresentaram como a matemática está na saúde.

Manual de planejamento no SUS

Descrição: 
O manual é o quarto volume da série articulação interativa, uma cooperação entre o DAI e o Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública (DCS/Ensp), cujos pesquisadores envolvidos no projeto são Assis Mafort, José Mendes Ribeiro e Marcelo Rasga Moreira. O planejamento estruturado passou a ser ponto crucial na agenda dos gestores de saúde a partir da instituição do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011 – que regulamenta a Lei n º 8.080, dispondo sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), seu planejamento, assistência à saúde e articulação interfederativa — e da Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que trata sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, estados, Distrito Federal e municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.

Formação profissional em saúde no Brasil: impasses e perspectivas - melhores momentos

Descrição: 
Apresentação (vídeo) dos melhores momentos do encontro, coordenado pelo professor Hermano Castro, diretor da ENSP. Os professores Naomar de Almeida Filho (UFBA) e Ruben Araujo de Mattos (Uerj), e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, foram os convidados. O evento foi realizado no dia 20 de março de 2014, no auditório térreo da Escola, os palestrantes trouxeram suas visões, complementares, sobre os impasses e as perspectivas na formação profissional em Saúde no Brasil.

Formação profissional em saúde no Brasil: impasses e perspectivas (3/3)

Descrição: 
Apresentação (vídeo) de Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, durante o Ceensp - Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz, realizado no dia 20 de março de 2014, no auditório térreo da Escola. O Professor Paulo gadelha traçou um histórico da formação em saúde no Brasil, cujo debate sobre a necessidade de mais profissionais para o sistema nacional ocorre desde antes da criação do SUS, ainda na década de 70. Por fim, destacou a iniciativa ‘Mais médicos’, do Governo Federal, que tem como intuito diminuir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do país. O encontro foi coordenado pelo diretor da Escola, o professor Hermano Castro.

Formação profissional em saúde no Brasil: impasses e perspectivas (2/3)

Descrição: 
Apresentação (vídeo) de Ruben Mattos, professor da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, durante o Ceensp - Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz, realizado no dia 20 de março de 2014, no auditório térreo da Escola. O professor questionou como fazer com que os profissionais de saúde formados pelo país venham trabalhar no Sistema Único de Saúde, uma vez que os incentivos para atuarem na rede privada são melhores. Para ele, é fundamental que se pensem estratégias que atuem sobre o sujeito e não apenas sobre a lógica do serviço. .

Formação profissional em saúde no Brasil: impasses e perspectivas (1/3)

Descrição: 
Apresentação (vídeo) de Naomar de Almeida Filho, professor da UFBA , durante o Ceensp - Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP/Fiocruz, realizado no dia 20 de março de 2014, no auditório térreo da Escola. O professor traçou uma relação entre os ciclos de educação e saúde no país, que seguem um mesmo modelo hegemônico que acaba desfavorecendo a população de baixa renda e como isso afeta a formação profissional em Saúde. Ao final, o professor apresentou a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), do qual é reitor, que trabalhará com a lógica de um Bacharelado Interdisciplinar, no qual o estudante escolhe entre quatro áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia, para depois se graduar em algum curso específico.

Vídeo-aula Curso Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana

Descrição: 
Vídeo-aula do curso de saúde do trabalhador e ecologia humana - Ativididade 1, do capítulo 4: o sistema jurídico usado em benefício do trabalhador. Entrevista com o advogado trabalhista Marcio Cordero e podcast da Fundacentro com a professora Maria Maeno. Coordenadora do Curso: Rita Mattos; Produção: Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP); Reportagem: Pedro Leal David; Data: 19 de novembro de 2014.

Impacto da violência na saúde dos brasileiros: conceitos e tendências

Descrição: 
Vídeo da palestra de Maria Cecília de Souza Minayo, coordenadora científica do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP/Fiocruz). A pesquisadora falou sobre as competências: planejar, organizar e executar de forma interdisciplinar atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica interdepartamental, interinstitucional e intersetorial no campo da violência e saúde; desenvolver pesquisas estratégicas sobre violência e saúde na população brasileira; realizar a formação profissional em sua área de atuação; assessorar organizações nacionais e internacionais sobre o tema; atuar na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas em violência e saúde; organizar, sistematizar, disseminar e disponibilizar informação científica sobre violência e saúde; promover a popularização do conhecimento científico produzido sobre a temática. Realizado durante a Semana do Servidor Público, promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no dia 27 de outubro de 2015 no Salão internacional da ENSP.

Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública - André Ferraz (3/3)

Descrição: 
Vídeo da palestra de André Ferraz, representante da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, durante o Ceensp - Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da Ensp, realizado no dia 20 de agosto de 2014, cujo tema “Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública” contou com as participações de Claudia Cristina Santiago Gomes, da Superintendência de Serviços de Saúde e Gestão do SNVS/Anvisa; Márcia Teixeira, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde/Daps/ENSP; e André Ferraz, da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. A atividade foi coordenada pela pesquisadora da Escola Vera Pepe. Produção: Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) Coordenadora CCI/ENSP: Rita Mattos Coordenador do Núcleo Audiovisual: Antonio Fuchs Editor de Vídeo: Fábio Ferreira Câmera: Fabio Ferreira Local: Salão internacional da ENSP

Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública - Márcia Teixeira (2/3)

Descrição: 
Vídeo da palestra de Márcia Teixeira, pesquisadora do Departamento de Administração em Planejamento em Saúde da ENSP, durante o Ceensp - Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da Ensp, realizado no dia 20 de agosto de 2014, cujo tema “Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: a construção de uma carreira pública” contou com as participações de Claudia Cristina Santiago Gomes, da Superintendência de Serviços de Saúde e Gestão do SNVS/Anvisa; Márcia Teixeira, do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Recursos Humanos para a Saúde/Daps/ENSP; e André Ferraz, da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro. A atividade foi coordenada pela pesquisadora da Escola Vera Pepe. Produção: Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP) Coordenadora CCI/ENSP: Rita Mattos Coordenador do Núcleo Audiovisual: Antonio Fuchs Editor de Vídeo: Fábio Ferreira Câmera: Fabio Ferreira Local: Salão internacional da ENSP

Páginas

Inscreva-se em Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca