América Latina

Curso de capacitação dos microscopistas de malária e dos laboratoristas da rede pública na detecção do Trypanosoma cruzi (módulos I, II e III).

Descrição: 
Esta apostila, originária do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz -  FIOCRUZ, foi utilizada para cursos de capacitação de técnicos no diagnóstico parasitológico da infecção chagásica na identificação de vetores e na conduta com pacientes com doença de Chagas na Amazônia Brasileira desde 2006, agora se transforma em um Manual para uso nos nove países da Região Amazônica,  graças ao apoio da Organização Pan-Americana da Saúde. A apostila é o fruto do esforço de vários profissionais-pesquisadores, tecnicos e estudantes particularmente das Dras. Angela Cristina Verissimo Junqueira e Teresa Cristina Monte Gonçalves (coordenadoras) e dos Drs. Carlos José de Carvalho Moreira e Pedro Albajar Viñas, e tantos outros consultores e colaboradores, relacionados no seu início com as respectivas instituições a que pertencem.

Fascículo 5: Dengue II - O caminho do vírus da dengue

Descrição: 
Este fascículo revela informações simplificadas sobre biologia, ecologia e morfologia do mosquito Aedes aegypti, infectado ou não pelo vírus da dengue. Através de elementos lúdicos, são propostas atividades recreativas para a fixação do conhecimento sobre o ciclo de vida do vetor da dengue, com o objetivo de encontrar respostas para a pergunta: o que fazer para controlar a disseminação da dengue? Autoras: Izabel CN Araújo, Tania C Araújo-Jorge, Rosane MS MeirellesA série de fascículos “Com Ciência na Escola” é uma publicação do Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Biologia Celular, vinculado ao Departamento de Ultra-estrutura e Biologia Celular do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.Os diversos fascículos se dispõem a auxiliar técnica e cientificamente o desenvolvimento de experimentos participativos em salas e laboratórios nas escolas. Apresentamos sugestões de atividades práticas, com observação e experimentação, para introduzir a construção de conceitos básicos de biologia com alunos. Convidamos aluno e professor a participar ativamente da investigação científica e compreender, de maneira simples, diversas questões que envolvem fenômenos biológicos. Os fascículos poderão servir como guia para atividades; porém, mais importante que segui-los à risca é criar condições para que a investigação científica aconteça de maneira agradável, livre e criativa.  

Fascículo 4: Dengue I - Brincando para descobrir novidades

Descrição: 
Apresenta quatro atividades que revelam de forma lúdica a biologia, a morfologia e os hábitos de vida do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A partir de quebra-cabeças e de um jogo dos erros, o aluno é convidado a compará-lo a outro mosquito do mesmo gênero (o Aedes albopictus, transmissor da dengue em países asiáticos) e ao pernilongo comum (Culex quinquefasciatus). Já o jogo da memória convida a conhecer as etapas do ciclo de vida do vetor. Autores: Rosane M. S. Meirelles, Lucia M. Ballester, Genilton J. Vieira, Heloisa M. N. Diniz, Tania C. Araújo-Jorge. A série de fascículos “Com Ciência na Escola” é uma publicação do Setor de Inovações Educacionais do Laboratório de Biologia Celular, vinculado ao Departamento de Ultra-estrutura e Biologia Celular do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.Os diversos fascículos se dispõem a auxiliar técnica e cientificamente o desenvolvimento de experimentos participativos em salas e laboratórios nas escolas. Apresentamos sugestões de atividades práticas, com observação e experimentação, para introduzir a construção de conceitos básicos de biologia com alunos. Convidamos aluno e professor a participar ativamente da investigação científica e compreender, de maneira simples, diversas questões que envolvem fenômenos biológicos. Os fascículos poderão servir como guia para atividades; porém, mais importante que segui-los à risca é criar condições para que a investigação científica aconteça de maneira agradável, livre e criativa.

Fascículo 3: Esquematizando e modelando células com imagens microscópicas reais

Descrição: 
Fascículos destinados a professores do Ensino Fundamental e Médio com sugestões de atividades nas áreas de biociências e saúde, com especial ênfase nos primeiros volumes para biologia celular e dengue.A série de fascículos "Com Ciência na Escola" é uma publicação do setor de inovações educacionais do laboratório de biologia celular, vinculado ao departamento de ultra-estrutura e biologia celular do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.Os diversos fascículos se dispõem a auxiliar técnica e cientificamente o desenvolvimento de experimentos participativos em salas e laboratórios nas escolas. Apresenta sugestões de atividades práticas, com observação e experimentação, para introduzir a construção de conceitos básicos de biologia com alunos.Convidamos alunos e professor a participar ativamente da investigação cientifíca e compreender de maneira simples, diversas questões que envolvem fenômenos biológicos. Os fascículos poderão servir como guia para atividades; porém, mais importante que seguí-los à risca e criar condições para que a investigação cientifíca aconteça de maneira agradável livre e criativa.O microscópio age como um complemento do olho, permitindo-nos distinguir objetos 10 mil vezes menores do que 1 (um) milímetro. Descobrir como e porque as lentes aumentam, descobrir que a capacidade de aumento de um microscópio depende do seu conjunto de lentes e compreender assim o poder de resolução do microcópio.No último fascículo da série sobre microscópios, três atividades familiarizam o aluno a imagens reais de células, obtidas por microscópios ópticos ou eletrônicos. O objetivo é libertar o aluno dos sistemas de livros e permitir que ele elabore o próprio esquema, a partir de imagens reais. 

Fascículo 1: Microscopia I - descobrindo um mundo invisível

Descrição: 
Fascículos destinados a professores do Ensino Fundamental e Médio com sugestões de atividades nas áreas de biociências e saúde, com especial ênfase nos primeiros volumes para biologia celular e dengue.A série de fascículos "Com Ciência na Escola" é uma publicação do setor de inovações  educacionais do laboratório de biologia celular, vinculado ao departamento de ultra-estrutura e biologia celular do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Os diversos fascículos se dispõem a auxiliar técnica e cientificamente o desenvolvimento de experimentos participativos em salas e laboratórios nas escolas. Apresenta sugestões de atividades práticas, com observação e experimentação, para introduzir a construção de conceitos básicos de biologia com alunos.Convidamos alunos e professor a participar ativamente da investigação cientifíca e compreender de maneira simples, diversas questões que envolvem fenômenos biológicos. Os fascículos poderão servir como guia para atividades; porém, mais importante que seguí-los à risca e criar condições para que a investigação cientifíca aconteça de maneira agradável livre e criativa.Com quatro atividades educativas, este fascículo apresenta o microscópio e o mundo invisível a que ele dá acesso. As atividades ensinam as propriedades do instrumento, seu funcionamento, os cuidados necessários à utilização e os preparativos para a observação de materiais simples.O microscópio age como um complemento do olho, permitindo-nos distinguir objetos 10 mil vezes menores do que 1 (um) milímetro. Descobrir como e porque as lentes aumentam, descobrir que a capacidade de aumento de um microscópio depende do seu conjunto de lentes e compreender assim o poder de resolução do microcópio.

Recursos Educativos Digitales Abiertos - Colombia

Descrição: 
Publicación del Ministerio de Educación de Colombia (libro gratis), desde donde se impulsa el diseño e implementación de la Estrategia Nacional de Recursos Educativos Digitales Abiertos, dirigida específicamente al nivel de la Educación Superior. Esta Estrategia está en consonancia con los planteamientos recogidos por la UNESCO en la reciente Declaración de Recursos Educativos Abiertos, realizada en París,  en junio del 2012.

Curso de Educação a Distância sobre Bolsa Família na Saúde

Descrição: 
É um curso desenvolvido pela Coordenação Geral de alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde em parceria com o DATASUS, é um curso de educação a distancia sobre o Programa Bolsa Família na Saúde. Destinado aos profissionais que atuam nos municípios e estados na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias.

Curso Virtual sobre Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária em Saúde

Descrição: 
Promover o desenvolvimento de serviços farmacêuticos com base na atenção primária em saúde, por meio do fortalecimento das habilidades dos líderes e gestores dos serviços farmacêuticos em diferentes níveis do sistema de saúde. O curso destina-se a: - Profissionais e técnicos envolvidos em atividades de gestão, administrativas ou técnicas dos serviços farmacêuticos.- Profissionais envolvidos na área acadêmica, lecionando em saúde pública ou na área de ciências da saúde relacionada à farmácia.- Profissionais da APS em um serviço do Ministério da Saúde ou Seguridade Social, ou em universidades ou centros de pesquisa atuantes no tema dos serviços farmacêuticos.Link para inscrição: http://www.campusvirtualsp.org/?q=en/node/1011

Conferência Internacional de Atenção Primária em Saúde no Contexto Cone Sul

Descrição: 
No encontro foram apresentados o fechamento da investigação coordenada pela RedSalud e financiada pelo IDRC, cujo principal objetivo foi avaliar a atenção primária em saúde enquanto estratégia para reorganizar os sistemas de saúde dos países que compõem o cone sul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai -, considerando o grau de segmentação do sistema e de fragmentação na provisão do cuidado. Apresentação de Eleonor Conill, do Observatório Ibero-Americano de Sistemas de Saúde, durante o evento promovido pela Rede de Investigação de Sistemas e Serviços de Saúde do Cone Sul (RedSalud) em conjunto com o Observatório, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2011. O encontro foi realizado em dois locais: no salão internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e no Premier Copacabana Hotel (RJ).

Manual do estrangeiro - para alunos, pesquisadores e profissionais na ENSP

Descrição: 
Em vista do crescimento do campo internacional da ENSP, foi construído um produto virtual que funcione como instrumento de gestão, com ênfase na qualidade do processo de trabalho, a fim de atender às demandas que envolvem diretamente os estrangeiros que passam por nossa Escola. A produção deste material tem o objetivo de dar início ao Acolhimento ao Estrangeiro na Ensp/Fiocruz, com a finalidade de fornecer informações básicas para estrangeiros: alunos, pesquisadores-visitantes e profissionais que desenvolvem ou desenvolverão alguma atividade institucional. A Assessoria de Cooperação Internacional da ENSP espera que a estada de cada visitante ocorra dentro de suas expectativas e está à disposição para atendê-los na medida de suas necessidades. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no link: http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_452825434.pdf

Páginas

Inscreva-se em América Latina