Course

Cuidar do outro é cuidar de si

Descrição: 
Curso do programa de pós-graduação em saúde da família e observatório microvetorial de políticas públicas em saúde e educação em saúde, com Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em saúde da família 2017. Tema: Cuidar do outro é cuidar de si - Evento gratuíto não é necessário fazer inscrição antecipada. Dia: 30 de março de 2017 das 8:00h às 17:00h. Local: Auditório do Laboratório Multiuso / Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Corpo Docente: Profª Erminia Silva; Prof. Emerson Merhy; Profª Laura Camargo Macruz Feuerwerker; Prof. Ricardo Moebus. Público Alvo: Discentes e docentes dos cursos de graduação da área das ciências da saúde, profissionais de saúde e demais interessados. Organização: Programa de pós-graduação em saúde da família e observatório microvetorial de políticas públicas em saúde e educação em saúde. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Organização das ações para vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas por Aedes aegypti

Descrição: 
Curso: Organização das ações para vigilância, prevenção e controle de doenças transmitidas por aedes aegypti. Público-Alvo: Profissionais atuantes no SUS, prioritariamente os vinculados à Vigilância em Saúde, nos âmbitos federal, estadual e municipal, assim como acadêmicos em geral. O objetivo deste curso é discutir as principais ações para o controle de doenças transmitidas por Aedes aegypti nos municípios. O curso aborda os aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças transmitidas por Aedes aegypti; descreve diagnósticos, detalhamento do manejo e tratamento dos pacientes com suspeita de dengue, febre de chikungunya e da doença aguda pelo vírus Zika; descreve e analisa algumas ações de vigilância e de educação para o controle das doenças transmitidas por Aedes aegypti. Para sua inscrição ser efetivada você precisa ser profissional atuante no SUS, prioritariamente vinculado à Vigilância em Saúde, nos âmbitos federal, estadual e municipal, assim como acadêmico da área de saúde.

Princípios para os cuidados domiciliares

Descrição: 
A Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação Princípios para o Cuidado Domiciliar. O curso será disponibilizado gratuitamente e à distância contando com carga horária de 30 horas, sendo voltado para a enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Microcefalia e infecção por virus zika: abordagem para a estimulação precoce na atenção domiciliar

Descrição: 
A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, informa que estão abertas as inscrições para o curso de capacitação em Microcefalia e infecção por vírus Zika: abordagem para a estimulação precoce na atenção domiciliar. O curso será disponibilizado gratuitamente e à distância contando com carga horária de 30 horas.

Zika: abordagem clínica na atenção básica

Descrição: 
O curso de extensão "Zika: abordagem clínica na atenção básica" é dirigido aos profissionais de saúde da Atenção Básica, tem carga horária de 40 horas aula, é online e auto-instrucional, o que significa que você pode estudar no seu próprio ritmo. Além disso, por ser dirigido a você, profissional de saúde no ponto do cuidado, cada sessão do conteúdo trata de situações baseadas em vivências clínicas de modo que a capacitação aproxime você da realidade da Unidade de Saúde tanto quanto possível. O curso pode ser acessado em qualquer momento, de qualquer lugar e de qualquer equipamento, inclusive tablet e celular. É preciso que os profissionais de saúde se capacitem para conseguir minimizar o impacto desta enfermidade, utilizando todos os recursos possíveis para assistir, disseminar os conhecimentos para a população, além de construir parcerias com todos os equipamentos sociais para atuarem no sentido de proteger a saúde de todos. Para isso este material foi elaborado, tendo o caráter auto-instrucional, os profissionais de saúde podem realizá-lo dentro de suas possibilidades. O módulo tem 45h, sendo dividido em quatro unidades de ensino; ao final oferece uma avaliação objetiva e a certificação on-line. Na biblioteca estão disponibilizados livros e vídeos com conteúdos referentes ao tema, utilize-os se sentir necessidade de aprofundar seus conhecimentos. O curso é uma iniciativa da UNA-SUS, Fiocruz Mato Grosso do Sul, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Curso Combate ao Mosquito Aedes

Descrição: 
O Ministério da Saúde oferece um curso de atualização sobre Dengue, Chickungunya e Zyka a todas as pessoas que estiverem envolvidas com o Combate ao Mosquito Aedes: profissionais de saúde, membros das forças militares, líderes comunitários e mesmo donas de casa poderão fazer o curso pela internet e ajudar no combate ao mosquito. O curso tem carga horária de 18h e certificação de conclusão ao final.

Curso de Capacitação de Instrutores

Descrição: 
Para apoiar estados e municípios nas ofertas presenciais desses cursos, o Ministério da Saúde está disponibilizando, em versão EaD, um curso de Capacitação de Instrutores, ao qual terão acesso profissionais de saúde de nível superior registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Se você é profissional de saúde de nível superior e deseja ser instrutor, deve fazer seu cadastro na Plataforma AVA-SUS e solicitar autorização da secretaria de saúde do município.

Curso de Agente de Combate às Endemias (ACE)

Descrição: 
O Ministério da Saúde disponibiliza curso em versão de Educação a Distância (EaD), no AVA-SUS (ambiente virtual de aprendizagem do Sistema Único de Saúde), o curso introdutório para Agente de Combate às Endemias (ACE), faz parte do processo inicial de formação necessária para a atuação desses profissionais com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária em Saúde. De forma a apoiar estados e municípios no processo de formação dos agentes, o Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério elaborou conteúdos completos para os cursos introdutórios e os disponibiliza a todos os interessados.

Curso de Agente Comunitário de Saúde (ACS)

Descrição: 
O Ministério da Saúde disponibiliza curso em versão de Educação a Distância (EaD), no AVA-SUS (ambiente virtual de aprendizagem do sistema único de saúde), o curso introdutório para Agente Comunitário de Saúde (ACS), faz parte do processo inicial de formação necessário para a atuação desses profissionais com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária em Saúde. De forma a apoiar estados e municípios no processo de formação dos agentes, o Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério elaborou conteúdos completos para os cursos introdutórios e os disponibiliza a todos os interessados.

Doenças do Aparelho Digestivo

Descrição: 
O curso de extensão Doenças do Aparelho Digestivo é dirigido aos profissionais médicos de saúde da Atenção Básica, tem carga horária de 45 horas aula, é online e autoinstrucional, o que significa que você pode estudar no seu próprio ritmo. Além disso, por ser dirigido a você, profissional de saúde no ponto do cuidado, cada sessão do conteúdo trata de situações baseadas em vivências clínicas de modo que a capacitação aproxime você da realidade da Unidade de Saúde tanto quanto possível. O curso pode ser acessado em qualquer momento, de qualquer lugar e de qualquer equipamento, inclusive tablet e celular. Este curso é uma iniciativa da Universidade Aberta do SUS (UNASUS), Fiocruz Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Páginas

Inscreva-se em Course