Learning Object

Malária: a doença

Descrição: 
Programa apresentado por Jorge Atouguia, Médico Especialista em Medicina Tropical, sobre os principais sintomas e características da Malária. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Atouguia, Jorge - Malária [Em linha] : a doença. Realização de Helder Matta e Silva; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2007. 1 prog. vídeo (18 min., 41 seg.)

Malária: a transmissão

Descrição: 
Este videograma apresenta os fatores de transmissão da Malária, nomeadamente o ciclo de vida do Plasmódium. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Atouguia, Jorge - Malária [Em linha] : a transmissão. Realização de Helder Matta e Silva; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2007. 1 prog. vídeo (13 min., 51 seg.)

Malária: o problema

Descrição: 
Este videograma apresenta a problemática da Malária no mundo, nomeadamente em termos de distribuição Mundial, tipos de parasitas, grupos de risco, impacto socioeconómico e perspetivas de controlo. Depoimento de Filomeno Fortes, do Programa Nacional do Controlo da Malária. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical” para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa.

Malária: o diagnóstico

Descrição: 
Este videograma apresenta os vários tipos de diagnóstico da Malária. Inclui depoimento de Luís Távora Tavira, Médico Especialista em Patologia Clínica. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Atouguia, Jorge - Malária [Em linha] : o diagnóstico. Realização de Helder Matta e Silva; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2007. 1 prog. vídeo (18 min., 09 seg.)

Medicina das viagens: malária

Descrição: 
Este videograma dá uma panorâmica geral sobre a malária e os efeitos que esta doença provoca no Homem, nomeadamente nos viajantes para regiões tropicais. São também fornecidos alguns conselhos para prevenir a malária. Participação do professor Paulo Almeida, entomologista, do dr. Jorge Seixas, médico e do investigador Virgílio do Rosário, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Lisboa. Atouguia, Jorge - Medicina das viagens [Em linha] : malária. Realização de Paulo Cartaxo; Tecnólogo Vítor Almeida. Lisboa : Universidade Aberta, 2000. 1 prog. vídeo (29 min., 09 seg.)

Entre Nós: Instituto Gulbenkian de Ciência

Descrição: 
Uma conversa com Carlos Penha Gonçalves, investigador do Laboratório de Genética de Doenças no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras. Universidade Aberta - Entre Nós [Em linha] : Instituto Gulbenkian de Ciência. Realização de Vanda Caxeiro; Tecnóloga Helena Leão. Lisboa : Universidade Aberta, [2004]. 1 prog. vídeo (25 min., 12 seg.)

Malária : tratamento, prevenção e controlo

Descrição: 
Programa apresentado pelo autor, professor Jorge Atouguia, Médico Especialista em Medicina Tropical, sobre o tratamento, prevenção e controlo da Malária. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa. Programa apresentado pelo autor, professor Jorge Atouguia, Médico Especialista em Medicina Tropical, sobre o tratamento, prevenção e controlo da Malária. Produção no âmbito do projeto “Saúde Tropical”, para formação de técnicos de saúde, de países africanos de língua portuguesa.

Perdoar

Descrição: 
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra pessoa que está morta ou que não se vê há muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar. O perdão é o ato de se desprender do ressentimento. Vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras. Existem religiões que incluem disciplinas sobre a natureza do perdão, e muitas destas disciplinas fornecem uma base subjacente para as várias teorias modernas e práticas de perdão. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a estudante, Andreia Pereira da Silva; com a psicóloga e pesquisadora, Adriana Santiago; e com o mediador de conflitos, Tomaz Solberg. Participantes: Eduardo Costa, repórter; Andreia Pereira da Silva, estudante; Alessandra Galvão, especialista em atendimento.

Antibióticos: uso responsável

Descrição: 
Os antibióticos são medicamentos desenvolvidos a partir de bactérias benignas, fungos ou elementos sintéticos que são produzidos em laboratórios com o intuito de combater microorganismos (bactérias maléficas) causadores de infecções. Quanto maior o uso de antibióticos, maior a resistência. Isso é algo esperado e natural. Mesmo a utilização apropriada gera um risco de tornar as bactérias mais fortes. Se o uso não é apropriado, o surgimento e o aumento de resistência ficam acelerados. Novos estudos internacionais tenta esclarecer alguns dos efeitos colaterais associados com antibióticos – incluindo os danos ao sistema imunitário e problemas de memória causadas por uma falta de crescimento de novas células do cérebro. Os resultados servem como um alerta de que, ao mesmo tempo que os antibióticos podem ser aliados poderosos para o corpo humano na luta contra as doenças, eles também podem fazer mais mal do que bem se usados de forma incorreta (uma das muitas razões de que você deve sempre seguir o conselho do seu médico). A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o tema com o pesquisador IOC/Fiocruz, Milton Ozório Morais.

Piolho (Pediculose)

Descrição: 
A pediculose, popularmente conhecida como infestações de piolhos, é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pêlos pubianos. Como ectoparasitas, os piolhos vivem no exterior do hospedeiro, utilizando do sangue humano como sua fonte de nutrição, o que pode causar sensação de coceira e formigamento na região afetada. O piolho é pequeno e sem asas, pode ser visto a olho nu e a sua infestação ocorre do contato direto com o cabelo de uma pessoa infectada ou através de objetos compartilhados. Nos últimos trinta anos observou-se um aumento significativo na incidência de casos devido a multiplicação rápida do parasita, que, ao longo de sua curta vida de trinta a quarenta dias, é capaz de depositar mais de duzentos ovos. Crianças em idade escolar são as mais atingidas pelo tipo capilar, com maior incidência em meninas, mas podem abranger qualquer sexo e idade, inclusive os adultos. A apresentadora Marcela Morato conversa com o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz IOC/Fiocruz, Júlio Vianna Barbosa sobre as causas, transmissão, sintomas, tratamentos e prevenção. Participantes: Ilma da Silva, mãe de Maria Clara da Silva, 12 anos.

Páginas

Inscreva-se em Learning Object