Learning Object

Agrotóxicos [principais efeitos comprovados para a saúde]

Descrição: 
O Ligado em Saúde traz neste episódio os efeitos dos agrotóxicos para a saúde. O programa explica o que são essas substâncias e como elas são usadas, mostra quem são os grupos mais afetados, quais os alimentos com a maior quantidade de pesticidas que chegam à nossa mesa e detalha os principais efeitos comprovados na saúde, como intoxicações agudas e crônicas. Além disso, o Ligado também fala sobre as alternativas ao consumo de produtos com agrotóxicos. A apresentadora Marcela Morato conversa com o agrônomo do Conselho Nacional de Segurança Alimentar do Estado do Rio de Janeiro (CONSEA-RJ), Alexandre Gollo. Participantes: Fátima Maria Leandro da Silva, produtora dos Quintais produtivos; Robson Patrocínio de Souza, coordenador dos quintais produtivos da Fiocruz Mata Atlântica; Sandra Maria dos Santos de Azevedo, produtora dos Quintais produtivos; Aldaci Amario dos Santos, produtora dos Quintais produtivos. Fica a dica: Site:www.chegadeagrotoxicos.org.br

Gota [doença reumatológica]

Descrição: 
A gota é uma doença reumatológica, isso é, que ataca os tecidos conjuntivos como articulações, ligamentos, tendões, ossos e músculos, causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que provoca muita dor nas articulações e geralmente acomete homens com mais de 40 anos. Um dos principais sintomas da doença é uma dor forte no dedão do pé. O programa vai explicar a importância de procurar orientação médica logo no começo, como é a prevenção de crises e a importância da alimentação para quem sofre da doença. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o reumatologista, professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Geraldo Castelar.

Sarampo [novos surtos, sintomas e formas de transmissão]

Descrição: 
Surtos de sarampo assustaram as autoridades sanitárias brasileiras ao mostrar que o vírus, que não circulava por aqui desde 2015, voltou a fazer vítimas no país. Por isso, o Ligado em Saúde voltou a falar sobre sarampo, relembrando os sintomas e explicando as formas de transmissão. O programa também trouxe a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite e explicou quem deve se vacinar. Para esclarecer as dúvidas, a apresentadora Marcela Morato conversou com o infectologista Marcelo Gonçalves; e com a Superintendente de Vigilância Sanitária em Saúde SMS - RJ Cristina Lemos.

Práticas integrativas no SUS: Cromoterapia

Descrição: 
O Ligado em Saúde apresenta mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS. Nessa edição, o assunto é a cromoterapia, prática que usa o conhecimento sobre o efeito das cores na nossa mente e no nosso corpo para promover saúde e equilíbrio. O programa conta quais as cores usadas nesse tipo de terapia, explica quais os efeitos provocados por cada uma delas e mostra como é possível aplicar conceitos da cromoterapia no dia a dia. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o psicólogo, metafísico e cromoterapeuta Valcapelli.

Práticas integrativas no SUS: Aromaterapia

Descrição: 
Aromaterapia é uma técnica que usa os aromas liberados por óleos essenciais com finalidades terapêuticas, como promover o bem-estar, aliviar sintomas de doenças e fortalecer as defesas do corpo. Em mais um episódio da série especial sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ligado em Saúde fala sobre a aromaterapia. O programa explica como esses óleos essenciais atuam no organismo e como os aromaterapeutas chegam às combinações desses óleos. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe a aromaterapeuta Danielle Vilela Paulino.

Síndrome de Pós-pólio [mielite]

Descrição: 
Recentemente se descobriu que existe uma síndrome pós-pólio, que pode atingir quem sofreu com a doença e esta edição do Ligado em Saúde explica como ela acontece e porque há orientações específicas para a síndrome. O programa também descreve os sintomas e os principais desafios para o tratamento. Para compreender o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o neurologista, diretor-médico do Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF), Marco Orsini. Participações: Denise Flávio de Carvalho, diretora do CASF - Centro de Atenção em Saúde Funcional Ramon Freitas; Ailton César Saturnino, vice-presidente da Associação Vozes da Pólio; José Roberto da Cunha Pinto, fisioterapeuta do CASF Ramon Freitas; Gilberto Cezário Eleuthério, paciente de 54 anos; Andreza Regina Santos, fisioterapeuta aquático do CASF Ramon Freitas; Simone Souza Vieira, psicóloga do CASF Ramon Freitas. Informações: CASF Ramon Freitas (21) 3101-2036 E-mail: casf@semus.novaiguacu.rj.gov.br.

Espiritualidade e Saúde

Descrição: 
Diversos estudos apontam que ter uma espiritualidade pode trazer mais qualidade de vida e isso pode ter um impacto positivo na saúde. No entanto, esse é um tema que costuma ser tabu em consultórios e atendimentos de saúde, porque a maioria das pessoas acredita que ciência e espiritualidade não podem se misturar. Nesta edição, o Ligado em Saúde traz um convidado que pensa que a espiritualidade de um paciente não deve ser ignorada no atendimento com um profissional de saúde, o professor de Psiquiatria e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Alexander Moreira Almeida. O programa fala sobre a espiritualidade no cuidado à saúde, mostra uma faculdade de medicina que oferece uma disciplina sobre espiritualidade em seu curso de graduação e conta como é possível abordar o assunto numa consulta sem ultrapassar nenhum limite ético.

Doença falciforme

Descrição: 
Vídeoaula sobre "Doença falciforme", por Dra. Marilda de Souza Gonçalves, pesquisadora titular do Instituto Gonçalo Muniz da Fiocruz Bahia (IGM-Fiocruz-BA) e professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Ciência, cultura e educação para enfrentamento das desigualdades sociais no semiárido brasileiro

Descrição: 
Videoaula sobre "Ciência, cultura e educação para enfrentamento das desigualdades sociais no semiárido brasileiro", por Dra. Socorro Souza, graduada em Filosofia e História, mestre em política social e doutoranda em Educação em Ciências e Saúde, desde 2015 é pesquisadora da Fiocruz de Brasília onde atua também como docente na Escola Fiocruz de Governo, tendo larga experiência em Educação Popular, desenvolve pesquisa e projetos de formação voltado para o direito das populações com histórico de exclusão social, principalmente camponeses, indígenas e mulheres. Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Racismo, saúde e formação profissional

Descrição: 
Vídeoaula sobre "Racismo, saúde e formação profissional", por Dra. Roseli Rocha, assistente social do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), integrante da coordenação colegiada do comitê pro-equidade de gênero e raça da Fiocruz com mestrado em política social e doutorado em serviço social. Participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018 com o tema "Ciência para a redução das desigualdades” e por meio da realização do Colóquio Fiocruz.

Páginas

Inscreva-se em Learning Object