TAVARES, Maria de Fátima Lobato

Programa de Formação em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social 2007/2008 - Maria de Fátima Lobato Tavares

Descrição: 
O arquivo está disponível para leitura e/ou download por meio do ícone ao lado.

Promoção da Saúde.

Descrição: 
Apresentação elaborada pela Pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS), Maria de Fátima Lobato Tavares, que trata do Programa de Formação em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. O trabalho mostra as questões relevantes que serão discutidas no decorrer do curso, como por exemplo, a importância de ouvir o outro e a relação das pessoas com a saúde.

Avaliação da efetividade na Promoção da Saúde.

Descrição: 
Arquivos de áudio e texto contendo a palestra da Pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS), Maria de Fátima Lobato, que tratou da avaliação da efetividade na promoção da saúde. Em sua palestra, a pesquisadora contextualizou as atividades de avaliação, apresentando suas características, métodos, limitações, perguntas mais freqüentes e os desafios a serem superados. A palestrante também mostrou um exemplo de projeto de avaliação, de forma a analisar passo a passo as fases da metodologia, como por exemplo, a análise dos componentes do projeto, o estudo da viabilidade, o alcance da avaliação, fontes e métodos de coleta de informações, comunicação dos resultados e tomada de decisão.

Avaliação no Campo da Promoção e das Vigilâncias.

Descrição: 
Arquivo de áudio contendo o debate que ocorreu após as apresentações das pesquisadoras da ENSP, Regina Bodstein (DCS), Maria de Fátima Lobato (DAPS) e Lenice Reis (DAPS). A coordenação do debate foi feita por Gíssia Gomes Galvão, também pesquisadora da ENSP, e teve como objetivo discutir as metodologias de avaliação aplicadas à promoção e às vigilâncias, avaliação crítica reflexiva, avaliação rápida de efetividade e monitoramento.

Eficácia de programa de promoção da saúde realizado em condições macro-estruturais adversas.

Descrição: 
Trabalho que tem o objetivo de discutir a eficácia do Programa Escola de Pais, da 1ª Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, analisando a construção da evidência de eficácia da promoção da saúde, além de discutir o conceito de eficácia, identificar as estratégias para sustentabilidade de resultados e discutir os modelos de avaliação. Os resultados baseiam-se no acompanhamento de 48 pais ou responsáveis por crianças e adolescentes, em sua maioria em situação de exclusão, mostrando um quadro favorável para reintegração dessas crianças as suas famílias e a sociedade.
Inscreva-se em TAVARES, Maria de Fátima Lobato