Ministério da Saúde (Brasil)

Controle da tuberculose na Atenção Básica

Descrição: 
Esse curso é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O objetivo da iniciativa é fazer com que médicos e enfermeiros de toda a rede básica do país (de centros de saúde, de postos de saúde e das equipes de saúde da família) aprendam a diagnosticar casos de tuberculose, manejar corretamente e promover atividades de detecção, controle e busca de contatos. A capacitação dos profissionais possibilitará uma redução ainda maior da incidência e da mortalidade pela doença. O curso é composto por módulos, totalmente auto-instrutivo, não há tutores, a pessoa faz diretamente pela internet. Requisito de Escolaridade: nível superior Público Alvo: Profissionais de saúde - médicos e enfermeiros de toda a rede básica do país (de centros de saúde, de postos de saúde e das equipes de saúde da família).

TABWIN

Descrição: 
Objetivo: Ao final deste Treinamento esperamos que você seja capaz de: - descrever a utilidade e principais funcionalidades do programa Tabwin; - obter e instalar a última versão do programa; - efetuar todos os tipos de tabulação permitidos pelo TabWin; - efetuar operações e ajustes nas tabelas geradas pelo TabWin; - construir gráficos e mapas a partir das tabelas geradas pelo TabWin; - efetuar tabulações através do programa TabNet - Tab para Internet; - exportar para o TabWin as tabelas geradas pelo TabNet Internações Hospitalares do SUS; - ser capaz de realizar operações básicas no micro, como abrir e fechar programas, salvar, copiar e imprimir arquivos, etc; - ter acesso e prática de navegação na Internet; - ser capaz de baixar arquivos através da Internet; - ser capaz de descompactar arquivos do tipo ZIP. Público-alvo: Este Curso se destina a todos os profissionais da área de Saúde que trabalhem com Informações de Saúde, tanto na esfera pública quanto na privada. Carga horária: 30 horas, considerando 1 e ½ hora/dia de estudo. Programa: Instalação e Uso do TabWin; A Tabulação; Operações e Ajustes na Tabela; Construção de Gráficos e Mapas; Integração TabWin- TabNet.

Construindo Pontes entre a Academia e a Gestão da Saúde Pública

Descrição: 
Os gestores levam em consideração dados estatísticos no momento de investir recursos públicos ? E os pesquisadores, idealizam demais, ouvem os gestores ? Essa publicação do Ministério da Saúde mostra o avanço do diálogo por meio de agendas comuns de gestão e pesquisa. Algumas das principais dificuldades no momento de unir teoria e prática são a valorização de experiências e informações diretas, em detrimento de estudos e pesquisas; a predominância de problemas que exigem rápidas e imediatas e o envolvimento de negociação e consenso em diferentes níveis hierárquicos, setores e instituições. O arquivo está disponível para leitura e/ou download no ícone ao lado.
Inscreva-se em Ministério da Saúde (Brasil)