Recursos Educacionais

 

Voltando à série do Bate Papo na Saúde sobre grandes sanitaristas, o programa traz como convidado para uma enriquecedora conversa o sanitarista, professor, pesquisador titular e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LAPS-ENSP/Fiocruz), Paulo Amarante. Especializou-se em psiquiatria e se tornou um dos pioneiros do movimento brasileiro de reforma psiquiátrica.
Tags: Biografia, Sanitarista, Saúde Mental, Apoio Psicossocial
Pessoas fundamentais nas engrenagens do Sistema Único de Saúde-SUS, os agentes comunitários de saúde são parte essencial da Estratégia de Saúde da Família e têem um papel muito importante no acolhimento, pois é, em geral membro da equipe e que também faz parte da comunidade que atua, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. São profissionais que conhecem a comunidade e as famílias, sabem das histórias de cada um e chegam mais pertinho dos usuários do Sistema Único de Saúde.
Tags: Agentes Comunitários de Saúde, Saúde da Família, Sistema Único de Saúde
Embora o diagnóstico de câncer tenha deixado de ser uma sentença de morte, o impacto da doença na vida de uma pessoa ainda é muito grande. Quando se é criança, a notícia e a convivência com o câncer e o tratamento precisa de atenções ainda mais especiais.
Tags: Câncer Infantil, Neoplasias, Humanização da Assistência
O programa vai falar sobre planos de saúde acessíveis. A ideia é alterar as exigências mínimas de cobertura para estimular as operadoras a oferecerem produtos mais baratos para a população. Para o Ministério da Saúde, a medida vai desafogar os serviços de saúde e gerar economia de recursos para o SUS. Mas para as entidades que defendem o acesso integral e universal a saúde, os planos acessíveis representam um desmonte do SUS.
Tags: Planos de Saúde, Plano de Saúde Acessível, Sistema Único de Saúde
O apresentador do Bate Papo na Saúde, Paulo Bellardi conversa com o conselheiro estadual de saúde/PB, Jamacyr Mendes e com a gerente de Vigilância em Saúde/SES-PB, Renata Valentim Nóbrega sobre a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde/PB, que tem como tema central, “Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade".
Tags: Conferência Estadual, Vigilância em Saúde Pública, Paraíba, Brasil
O Brasil tem hoje a 4ª maior população carcerária do mundo. São quase 670 mil pessoas privadas de liberdade, sendo encarceradas em um sistema presidenciário com capacidade para 395 mil vagas. Isso de acordo com a base de dados dos 26 estados, incluindo o Distrito Federal. A superlotação e as péssimas condições estruturais, geram sérios problemas de saúde para os presos. No programa iremos tentar entender o porque de existir tanta gente presa no Brasil e também saber se existem alternativas para reduzir o super encarceramento.
Tags: Prisões, Saúde de Prisioneiros, Desencarceramento
O Bate Papo na Saúde esteve na Paraíba para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde e aproveitou para saber também como anda a Atenção Básica no estado. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o assunto com Patrícia Assunção, gerente executiva de Atenção Básica a Saúde da Paraíba, José Leudo, gerente regional de saúde da 6ª Gerência Regional de Saúde do estado (6ª GRS/PB).
Tags: Organização e Administração, Atenção Básica, Sistema Único de Saúde
Videoaula sobre comida. Quando se fala de comida especialmente, a gente não quer só valor nutricional, quer também os hábitos e toda uma cultura existente em torno da mesa, que reúne amigos, famílias, alimenta bons papos e inflamadas discussões. É sob esse aspecto familiar, social e cultural que o Em Família aborda o tema comida neste programa. Participantes: Rodrigo Brites, influenciador digital e empresário; Denise Cavalcante Barros, nutricionista; Jaciara Falcon, chef; Paula Marques, site Dinneer; Cristina Jobim, artista plástica; Marlene Belo, amiga; Eduardo Costa, reporter.
Tags: Alimentação, Nutrição, Comportamento Alimentar, Cultura
Videoaula sobre suicídio. O Suicídio é o ato intencional de matar a si mesmo. O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública. Sua causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo. Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando-se esta a décima causa de morte no mundo.
Tags: Suicídio, Transtornos de Adaptação, Saúde Pública
Vídeoaula sobre a arte para crianças. A arte pode ser expressada através de várias linguagens, como: teatro, cinema, música e pintura. Mesmo sendo pouco valorizada nas escolas tradicionais brasileiras, a arte oferece muitos benefícios às crianças, uma vez que serve de elemento para manifestar a criatividade e emoção. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o assunto com a arteterapeuta, Lígia Diniz; com a atriz, dramaturga e teatróloga, Karen Acioly e com o gerente geral do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ), Fábio Cunha.
Tags: Arte educação, Desenvolvimento Infantil, Criança

Páginas