A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com inscrições abertas para cursos à distância na área da saúde

Os cursos são gratuitos e oferecidos na modalidade a distância. Confira as oportunidades para profissionais de saúde que atuam ou que possam vir a atuar no SUS e demais interessados.  

Capacitação em Atenção Integral à Saúde das Mulheres

Estão abertas, até 17 de outubro, as matrículas para o curso Atenção Integral à Saúde das Mulheres, da Universidade Federal de Santa Catarina, integrante da Rede UNA-SUS. A capacitação é uma ação do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (SAS/DAPES/MS).

Com carga horária de 120 horas, o curso é voltado para profissionais de nível superior e atuantes na Atenção Básica em Saúde, Gestores de Coordenações Estaduais e Municipais de Saúde das Mulheres e de Políticas Intersetoriais e áreas correlatas. Serão disponibilizadas 700 vagas e o curso tem início no dia 17 de outubro.  Saiba mais.

Vigilância e prevenção de acidentes 

A Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA) lançou  o curso online Vigilância e prevenção das violências e acidentes. A oferta é uma ação do Ministério da Saúde e integra a formação na área de Vigilância, composta por 12 cursos voltados à temática.

O curso é destinado, prioritariamente, aos profissionais que atuam ou que possam vir a atuar nas ações de vigilância em saúde e atenção primária, especialmente na prevenção das doenças no âmbito municipal e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). Demais interessados no tema também podem acessar o conteúdo. Saiba mais.

Hemograma, Anemia e Linfadenopatia

Estão abertas as inscrições para a nova oferta do curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia, oferecido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Destinado aos médicos atuantes do SUS, o curso aborda o reconhecimento de características fisiológicas e patológicas básicas do funcionamento do tecido sanguíneo e do sistema linfático, bem como suas inter-relações e mensurações quantitativas automatizadas de rotina. São oferecidas 1000 vagas e o curso tem início imediato. Saiba mais.

Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar

Profissionais de saúde atuantes no SUS já podem se inscrever na nova oferta do curso Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar, desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), integrante do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

A iniciativa faz parte do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar e tem como objetivo capacitar profissionais de saúde no uso da abordagem familiar para qualificar a Assistência Domiciliar. São oferecidas 1000 vagas e o curso tem início imediato. Saiba mais.

Reabilitação de pessoas com deficiência

Até 7 de novembro, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG, integrante da Rede UNA-SUS, oferecerá 12 mil vagas em cursos gratuitos destinados a quem tenha interesse em atuar na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência.

São quatro modalidades de qualificação ofertadas: Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora (3 mil vagas), Direitos das pessoas com deficiência e visão (3 mil vagas); Direitos das pessoas com deficiência e audição (3 mil vagas) e Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação (3 mil vagas).

As formações ampliam os conhecimentos dos participantes acerca do uso terapêutico de tecnologias assistivas, como próteses, órteses, entre outros meios auxiliares. Saiba mais