UNA-SUS lança curso sobre direitos autorais em Congresso Internacional

A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS) lança, no dia 20 de setembro, o curso online de Direitos Autorais para Produção de Recursos Educacionais em EAD. O lançamento faz parte da programação do 22º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (CIAED), no qual a UNA-SUS terá diversas participações. O evento ocorrerá de 19 a 23 de setembro, em Águas de Lindóia/SP. A apresentação será realizada na sala 7, às 16h30.
 
 
 
O objetivo do curso é orientar e esclarecer dúvidas das equipes de produção de cursos das instituições participantes do Sistema UNA-SUS, com relação à gestão de direitos autorais dos materiais utilizados em suas ofertas educacionais.
 
O conteúdo foi baseado na Política de Acesso Aberto e no Guia de Direitos Autorais, que contém informações e instruções com relação à gestão dos direitos autorais. As orientações foram produzidas pela equipe de Ciência da Informação da SE/UNA-SUS.
 
“Na produção de cursos, as instituições podem utilizar materiais disponíveis na internet, reaproveitar recursos produzidos por outras universidades da Rede ou criar novos recursos”, explica Fernanda Monteiro, cientista da informação responsável pelo Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e conteudista do curso. Dessa forma, o curso orientará quanto aos diretos dos autores dos conteúdos produzidos e o uso de materiais já disponíveis, para que nenhum direito seja violado.
 
“Observamos que esse é um tema muito delicado, difícil de ser abordado. Embora as universidades sejam produtoras de conteúdo, a produção de recursos educacionais é uma atividade muito específica, diferente do que as instituições estão acostumadas, se compararmos com a produção de artigos científicos e sua negociação de direitos autorais, por exemplo”, esclarece Monteiro.
 
Composto por quatro unidades, o curso possui carga horária total de 60 horas e tem como público-alvo os profissionais que compõem as equipes de produção de cursos da Rede UNA-SUS. No entanto, também terá acesso livre e certificação para qualquer pessoa interessada no tema.
 
As inscrições estarão abertas a partir do dia 20, quando será disponibilizada apenas a primeira unidade, Introdução à propriedade intelectual, direito autoral, direito de software e direito da personalidade. As outras três unidades serão disponibilizadas posteriormente e tratam dos temas: Aplicação dos conceitos básicos de propriedade intelectual, direito autoral, direito de software e direito da personalidade; Direitos autorais e recursos educacionais digitais; e Gestão dos direitos autorais.
 
As matrículas podem ser realizadas pelo link.
 
Assim como os demais cursos produzidos pela Rede UNA-SUS, todo o conteúdo ficará disponível para consulta no ARES.
 
“O curso é de fundamental importância na gestão de direitos autorais para a UNA-SUS e reforça o papel da instituição na democratização do acesso à educação de qualidade e no atendimento às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores da saúde”, afirma a técnica do ARES e também responsável pelo conteúdo do curso, Aline Jacob.
 
Para saber mais sobre o evento, acesse a programação completa pelo link.
 
Para acompanhar a transmissão ao vivo, acesse: http://abed.unasp.edu.br/.
 
 
 
Fonte: SE/UNA-SUS, por Claudia Bittencourt