Editora Fiocruz lança Ebook interativo "O que é o SUS"

Uma nova experiência de leitura, potencializada por recursos multimídia e possibilidade de interação, aliada a um conteúdo superinteressante sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado é o e-book O que é o SUS, recém-lançado pela Editora Fiocruz.

O livro de Jairnilson Silva Paim, que tem cinco reimpressões, foi selecionado para se transformar no primeiro e-book interativo da Editora Fiocruz, no âmbito do primeiro edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) especialmente dedicado às editoras universitárias.

O objetivo do projeto não era mudar o suporte do papel para a tela, mas oferecer uma nova experiência de leitura, em que vídeos, áudios, galerias de fotos, infográficos e outros recursos ora complementassem partes do texto original, ora os substituíssem, criando uma nova textualidade. Essa nova experiência de leitura favorece a compreensão sobre o que é o SUS, o que faz e o que não faz, o que deve e o que pode fazer o Sistema.

Clique aqui para acessar o livro digital.


Saiba mais sobre o livro

Autores: Jairnilson Silva Paim e outros

Resumo: A luta pelo direito à saúde e pela consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) tem se expressado a partir da articulação de trabalhadores das áreas da saúde, pesquisadores e militantes dos movimentos sociais nas últimas décadas. O livro O que é o SUS é fruto de uma construção coletiva. O consentimento do autor, o professor Jairnilson Silva Paim (Universidade Federal da Bahia), foi essencial para a realização do projeto. Generosamente, ele seguiu "o exemplo de João Ubaldo Ribeiro de não interferir na transformação de seus livros em filmes, novelas ou minisséries, pois, além de outras linguagens, na realidade, tais iniciativas expressam novas criações", nas palavras do próprio sanitarista. Uma nova criação que, assim como o livro de 2009, busca contribuir para a consolidação, o fortalecimento e a expansão do SUS. 

Acesso aberto | 93 páginas
ISBN: 978-85-7541-453-8. E-book interativo: 2015 (edição impressa: 2009). Apoio: Faperj.