A nova tecnologia Genexpert e seu impacto na organização de novos serviços, captação de casos e controle da tuberculose droga resistente.

Objetivo educacional: 
Conhecer os resultados preliminares das análises que foram realizadas no período de fevereiro a outubro de 2012, onde apontaram que o uso da tecnologia aumentou em 34% a detecção de casos de tuberculose nas condições de rotina, em comparação com a baciloscopia de escarro.
Descrição: 
  Apresentação de Maria Claudia da Silva Vater, professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, durante a sessão científica do Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, realizada no Auditório do Salão Internacional da Escola (ENSP/Fiocruz) no dia 27 de fevereiro de 2013. A atividade foi coordenada por Gisele O’Dwyer e Jesus Pais Ramos, coordenadores de Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria/ENSP e do CRPHF, respectivamente. O mediador da sessão foi o chefe do CRPHF, Miguel Aiub Hijjar.  Apresentou os resultados preliminares, explicou que as análises foram realizadas no período de fevereiro a outubro de 2012 e apontaram que o uso da tecnologia aumentou em 34% a detecção de casos de TB nas condições de rotina, em comparação com a baciloscopia de escarro. Em seguida, a professora falou sobre a pesquisa "O problema da mediação dos custos de tecnologias de diagnóstico de tuberculose pulmonar", e disse que a principal premissa é o que deve ser considerado como custo para a realização de um diagnóstico de TB. O objetivo da pesquisa foi avaliar o processo inteiro, não apenas tecnologia em si.  Conhecer os resultados preliminares das análises que foram realizadas no período de fevereiro a outubro de 2012, onde apontaram que o uso da tecnologia aumentou em 34% a detecção de casos de tuberculose nas condições de rotina, em comparação com a baciloscopia de escarro.Arquivos disponíveis para áudio:http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/imagens/audio.jpg

Editora/Publicador:

Linguagem:

Formato:

Nível de agregação: 
1-Menor nível
Contexto Educacional: 
Aperfeiçoamento
Público Alvo: 
Profissionais de Saúde (médicos, equipes cirúrgicas e gestores de saúde)
Status: 
Final