A nova tecnologia Genexpert e seu impacto na organização de novos serviços, captação de casos e controle da TB droga resistente.

Objetivo educacional: 
Apresentar aos alunos como o debate sobre o tema é elucidativo para a compreensão da proposta de avaliação para implementação da tecnologia GeneXpert no Sistema Único de Saúde e alertar para o grave problema de saúde pública que a tuberculose hoje representa no Brasil, demonstrados por dados do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/MS).
Descrição: 
 Apresentação de Fernanda Dockhorn Costa, médica infectologista do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde (PNCT/MS, durante o debate da sessão científica do Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública, realizada no Auditório do Salão Internacional da Escola (ENSP/Fiocruz) no dia 27 de fevereiro de 2013. A atividade foi coordenada por Gisele O’Dwyer e Jesus Pais Ramos, coordenadores de Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria/ENSP e do CRPHF, respectivamente. O mediador da sessão foi o chefe do CRPHF, Miguel Aiub Hijjar. A médica infectologista convidada para debater o assunto, apresentou a proposta de avaliação para implementação da tecnologia GeneXpert no Sistema Único de Saúde. Alertou para o grave problema de saúde pública que a tuberculose hoje representa no Brasil. Segundo dados do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/MS), em 2011, foram notificados 74 mil novos casos de tuberculose no país. Em 2010, o número de mortes chegou a 4.600, e foram diagnosticados 642 novos casos de tuberculose multirresistente. Para ela, o uso da tecnologia no SUS será capaz de diminuir significativamente o número de casos da doença, visto que, quanto mais rápido é o diagnóstico da tuberculose, mais rápida também é a cura e menor é o risco de sequela no paciente e de disseminação da doença. Atualmente, o Brasil é o quarto país no mundo que mais utiliza essa tecnologia. Arquivos disponíveis para leitura:http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/imagens/powerpoint.jpgArquivos disponíveis para áudio:http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/imagens/audio.jpg   

Editora/Publicador:

Linguagem:

Formato:

Data da publicação: 
terça-feira, Março 5, 2013
Nível de agregação: 
1-Menor nível
Contexto Educacional: 
Aperfeiçoamento
Público Alvo: 
Profissionais de Saúde (médicos, equipes cirúrgicas e gestores de saúde)
Status: 
Final