Cuidados paliativos: cuidados ao fim da vida.

Objetivo educacional: 
Estimular a inserção de temas relativos ao processo de envelhecimento humano em programas de educação em saúde na comunidade. Desenvolver uma abordagem apropriada à pessoa idosa para fins de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos de doenças e incapacidades inerentes ao processo de envelhecimento. Identificar na comunidade a pessoa idosa frágil ou em potencial situação de fragilização. Identificar as instituições e organizações existentes na comunidade para compor uma rede de apoio social que promova ações voltadas para o envelhecimento saudável e ativo. Desenvolver estratégias adequadas para tornar acessíveis informações básicas, sobre estilos de vida saudáveis e direitos da pessoa idosa. Identificar os serviços/recursos existentes em sua comunidade/área de abrangência que possam dar respostas às demandas específicas da pessoa idosa. Reconhecer a importância da implementação de um sistema de referência e contra-referência no contexto da atenção à saúde da pessoa idosa. Compreender os tipos de envelhecimento biológico. Identificar a relação entre saúde e envelhecimento. Reconhecer as grandes síndromes geriátricas. Desenvolver estratégias paliativas, buscando o conforto do idoso e da sua família. Compreender a ética como compromisso profissional e nas relações pessoais. Exemplo de como referenciar o capítulo: Burlá C, Py L. Cuidados paliativos: cuidados ao fim da vida. In: Borges APA, Coimbra AMC, organizadores. Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP/EAD; 2008. p.193-280.
Descrição: 
Módulo 9 da unidade III - Cuidados paliativos: cuidados ao fim da vida, produzido por Claudia Burlá, Ligia Py, da publicação Envelhecimento e saúde da pessoa Idosa do curso a distância de mesmo nome, organizado por Ana Paula Abreu Borges e Ângela Maria Castillho Coimbra (EAD/ENSP/Fiocruz/MS) no ano de 2008. O livro é composto de quatro unidades de aprendizagem e 15 módulos. Unidade I - Envelhecimento, velhice, sociedade e Políticas; II - Demografia e epidemiologia do envelhecimento; III - Atenção à saúde da pessoa idosa; IV - Participação social e envelhecimento. A obra faz parte da Política Nacional de Saúde do Idoso e seus capítulos estão disponíveis na Biblioteca Multimídia

Linguagem:

Formato:

Fonte: 
Curso EAD- Envelhecimento e saúde da pessoa Idosa
Data da publicação: 
02/29/2012
Descrição dos direitos autorais: 
Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND 3.0)
Nível de agregação: 
3-Unidade, módulo ou parte de um curso
Contexto Educacional: 
Aperfeiçoamento
Público Alvo: 
Estudantes, Profissionais de Saúde, Cuidadores de Idosos
Status: 
Final

Comentários

Foto de carmeliabrito

Achei muito interessante a forma de abordagem da temática cuidados paliativos ao final da vida. É reconfortante para o idoso ser identificado como um "cidadão digno de direitos" nesta fase da vida mais vulnerável. Parabéns aos autores !