O que você espera do Portal do Campus?

Envie sua sugestão para aprimorar o trabalho em rede.

Foto de jpache

O Portal do Campus irá considerar todo o país como seu Campus?
Todas as diferentes regiões e seus contextos?
Iremos debater saúde, óbviamente em seu conceito ampliado, não é mesmo?
E não deixaremos de abordar questões polêmicas, que afetam nossa saúde, e a saúde ambiental em nosso país, tais como:
- O escândalo do Projeto da Usina de Belo Monte?
- O desrespeito da Chevron ao mentir sobre o vazamento de óleo no mar do país?
- As discussões sobre a regulamentação definitiva (sem perdas) da Emenda Constitucional 29?
- O combate à corrupção nos escalões governamentais?
- O mau uso da midea para denegrir o SUS, com claras intenções de favorecer a venda de Planos populares de saúde privada, favorecendo o empresariado que deseja abocanhar a fatia de mercado dos "emergentes sociais" no país?
- A reformulação da seleção de alunos de medicina, e do ensino e curriculum de escolas médicas, bem como de suas residencias médicas, favorecendo a vocação humanitária e dedicada também à saúde pública e à atenção básica, e procurando também resolver a falta de médicos que cumpram seus horários nas Unidades Básicas de Saúde, ao invés de fugirem para seus consultórios particulares? Recuperar a vocação médica, ao invés de interpretar a carreira como passaporte para se obter "status" e dinheiro ...?
- A necessária valorização profissional na carreirra dos Agentes Comunitários de Saúde, dos profissionais de enfermagem e de todos aqueles que compõem as equipes do NASF;
- A implantação de mecanismos efetivos de Educação Popular em Saúde, dando publicidade e transparência para o SUS, e para os direitos do cidadão, quanto à saúde e assistêncià integral à saúde, com participação comunitária e Controle Social da Saúde?
Muita coisa?
Pois é ...

Foto de AnaGermani

Olá, José Paulo e demais participantes da Rede

Entre tantos tópicos interessantes sugeridos por você, mergulho na questão da (trans)formação de profissionais de saúde.

Acredito que possamos usar o espaço do campus para identificar, detalhar e fortalecer prática educativas que informem, formem e transformem tanto os educadores quanto os educandos.

Minha sugestão é compartilhar leituras, experiências e reflexões (não necessariamente nessa ordem..rs). Para tanto, em meio a tantas atividades, vou além, proponho também uma pequena agenda para que semanalmente (ou em outra periodicidade) troquemos nossas opiniões por aqui.

O que acham?

Vamos começar?

 

Ana Claudia

 

I